sábado, 18 de abril de 2009

THOMÉ DIAS DOS SANTOS BRANDÃO.


Thomé Dias dos Santos Brandão foi o segundo prefeito de Cambuquira, governando a cidade de 1912 a 1917 e mais tarde de 1922 a 1925.Na primeira vez substituiu Raul sá, respondendo na interinidade até ser nomeado Prefeito efetivo em 25 de maio de 1912.
Foi no seu governo que a cidade completou o seu processo de efetivação como município independente com a efetivação dos direitos de propriedades na zona urbana e suburbana.
Ainda no processo de implementação da cidade, Dr. Thomé cuidou do termino das obras de infra-estrutura começadas na gestão passada de Raul Sá, além de implantar novas obras como a construção de galerias pluviais, alinhamentos de ruas e a determinação da numeração que perdurou por muito tempo e ainda hoje é usada pelos mais velhos, como a "Avenida Quatro" denominada oficialmente bem mais tarde e Clóvis Andrade Ribeiro, em homenagem a um destacado "coletor estadual".
Até então, todo esgoto era lançado no córrego que nasce ao pé da serra de Santa Quitéria, sendo assim em comum acordo com Rodolpho Lahmeyer, proprietário da Chácara das Rosas, o novo prefeito construiu a primeira rede de esgotos da cidade livrando a área do mal cheiro e moscas que existia no centro da cidade.
Para que a cidade progredisse na área do turismo entre outras necessitava de estradas, o que cuidou Dr. Thomé Brandão de pleitear junto ao Presidente da República Marechal Hermes da Fonseca auxílio para que se concretizasse a obra ligando as três principais cidades das águas minerais com a "rodovia das Estâncias".
Além dessa estrada, no seu governo a cidade ganhou uma estrada nova para Três Corações.
Este homem que não tinha raízes familiares na cidade para onde fora nomeado pelo governo se apaixonou por Cambuquira. Médico, poeta e escritor cuidou de fazer os primeiros registros históricos da cidade, base para um trabalho maior e mais completo feito posteriormente em conjunto com o seu filho, que veio com ele ainda criança para nossa cidade e igualmente se apaixonou por essas terras e por esse povo: Manoel Brandão.
Na foto abaixo, Dr.Thomé aparece no carro da direita com o que se considera a primeira jardineira da cidade. Estava o então prefeito inaugurando a nova estrada entre Cambuquira e Três Corações em maio de 1934. Já na foto menor, a inauguração da Estrada que ligava ao Rio de Janeiro via Caxambu, traçada com suas pontes pelo engenheiro Gabriel Flávio Carneiro (Dr. Bilotti) que se tornou também cidadão cambuquirense.

A cidade reconheceu o valor de Thomé Brandão para cidade e a sua dedicação e esmero que contribuiu para que aqui se instalasse uma das mais belas cidades de Minas, que mais tarde foi chamada de paraíso por outro médico apaixonado, no caso Dr.Vicente Urti.


Nenhum comentário: