quinta-feira, 2 de abril de 2009

CASAL SALLES GOMES

Antenor de Salles Gomes (1900-1970), homem de conhecimento e de influência na vida política e pública da cidade. Foi membro fundador e de diretoria do Rotary Club e candidato a prefeito. Um dos donos do antigo Hotel Vitória, também foi um dos mais bem sucedidos produtores de café da região.E, deu à sua esposa, Dona Mariazinha, forte apoio moral e material para todas as obras sociais por ela realizadas.

Maria Laura de Salles Gomes, conhecida como Dona Mariazinha, nasceu em 1907 em Cambuquira.

Participou ativamente de obras sociais como a Organização das Voluntárias de Cambuquira e do Posto de Puericultura. Foi a vereadora mais votada na Administração do Dr. Gabriel Carneiro. Ex-diretora do Hospital Geral, membro do Rotary Clube, da Câmara Municipal e da Casa da Amizade. Fundadora da Creche Cantinho Feliz e do Centro Espírita Cristão de Cambuquira, em ambos ainda faz parte da diretoria. Paraninfa de muitas turmas, sempre foi animadíssima. Seu apoio e participação em quermesses, festas juninas, bazares é lendário. Sua casa sempre foi e continua sendo uma fonte extra na cidade, onde muitos vão buscar ajuda, auxílio e conselhos, na plena certeza de que a dona da casa ouvirá atentamente os seus desabafos. Dona Mariazinha vive ainda na mesma casa que seu marido construiu em 1947. Ao seu inesgotável espírito criativo se deve sua obra beneficente do momento, a distribuição de pães aos carentes. Dona Mariazinha e Cambuquira… duas centenárias sorrindo uma para a outra…

Texto e fotos enviados por Telma da Silva - Londres - Reino Unido.



D. Mariazinha faleceu em 03/03/2012 aos 105 anos. Deixa um vazio irrecuperável em nossa cidade. Pois, apesar da idade, ela sempre foi uma pessoa presente na vida de nossa cidade. Gostava de ajudar aos que precisavam e isso marcou a sua passagem por essa terra.


Nenhum comentário: