domingo, 12 de abril de 2009

CAPITÃO NECO

No ano de 1899, quando a vila engatinhava ainda para ser algo mais que um simples povoado, conforme se pode ver na foto tirada naquele tempo, Manoel Rodrigues Costa foi nomeado em 11 de novembro para ser o chefe do posto dos correios daquele lugar, exercendo esse cargo até 7 de setembro de 1901, quando foi substituído por Antônio Garcia de Oliveira.
Cap. Neco, como passou a ser conhecido devido a patente, com certeza adquirida a peso do ouro como era de costume naquela época, ainda se destacou na vila como o autor e executor do primeiro projeto de captação e fornecimento de água para hotéis e residências que surgiam do dia para noite naquele lugar.Assim aquela nova cidade que se despontava já surgia com um dos poucos lugares da região com esse luxo, já que o aumento de turistas e pessoas que chegavam a procura de cura pelas águas e pelos tratamentos do médico e cientista Charles Berthaud.
O Capitão, pessoa respeitada na comunidade também deve ter assumido os negócios rurais da família, que deve ter herdado do seus pais aliado ainda à parte de sua esposa, filha única de Amâncio e Ana Francisca*, falecida em 6/9/1869. Tiveram Neco e Ana Rita da Silva Lemes oito filhos (Arlindo, Armindo Costa-fotógrafo, Alvaro, Djalma, Elvira, Elvira, Clélia, Anita e Djanira).

*(filha de Amâncio da Silva Lemes e de Ana Francisca de Jesus, sendo Amâncio, por sua vez, filho de José Vicente da Silva Lemes e Ana, filha de Antônio Joaquim da Silva Lemes, pai também do conhecido Cap.Cláudio.).

Nenhum comentário: