sábado, 4 de abril de 2009

DR. VICENTE URTI.

Dr.Vicente Urti é um daqueles benfeitores da cidade que poucos conhecem ou talvez nem tenham ouvido falar dele. Como a história é ingrata ou aqueles que a escrevem às vezes descuidam, o tempo vai cuidando de apagar os fatos e com isso o povo esquece os verdadeiros vultos.
Esse médico que escolheu nossa cidade para clinicar no começo de sua carreira, pelo que parece tinha a intenção de ficar. Mas, a família desejava que ele tivesse mais sucesso na profissão, como aliás aconteceu no Rio de Janeiro.
Ele,Manoel Brandão e outros políticos da época planejaram e executaram a construção do prédio do Hospital Geral de Cambuquira. E, com a ajuda da comunidade, principalmente dos empresários rurais e urbanos, o ideal se concretizou. Assim, a cidade ganhou um dos prédios mais bem estruturados para ser um centro de saúde.
Dr. Vicente, também quase centenário, aposentado depois de muitos anos como médico ginecologista e obstetra no Rio, agora virou turista e quase não sai da cidade que, no fundo do coração ele nunca deixou.

Veja belo trabalho "Considero Cambuquira o meu paraíso"de autoria de Ana Paula Lemes de Souza onde ele conta essa sua importante passagem pela cidade hoje tão diferente daquela que ele conheceu ainda jovem, mas que ainda desperta paixão em muitos desses eternos cambuquirenses de coração como ele.

Na entrevista ele conta com detalhes a sua vida na cidade, os cargos e as obras. (Vale a pena ler para conhecer.)

CONSIDERO CAMBUQUIRA O MEU PARAÍSO

Ana Paula Lemes de Souza

Dr. Vicente Urti: nome de um dos maiores benfeitores de nossa Cambuquira e figura de grande importância da nossa história.
Com 93 anos de idade, de muita saúde, e 69 anos de clínica médica, o ilustre 3° Presidente dessa Casa Legislativa nos conta sobre sua paixão por Cambuquira e pela medicina.

01) Como e quando o senhor ficou conhecendo Cambuquira?
A primeira vez que aqui estive foi em 1940. Eu trabalhava em um Hospital do Rio de Janeiro, cujo Chefe era compadre de um médico de Cambuquira, chamado Dr. Emílio Póvoa, que aqui clinicou em 1937, 1938 e 1939, deixando a cidade para se instalar em São Lourenço, lugar em que chegou a ser prefeito por duas vezes.

Continue lendo... (clique aqui!)



Clique na imagem para ampliar!

DESTAQUE FINAL DA ENTREVISTA:

11) Para finalizar, deixe um recado para os futuros políticos da cidade e conte seus desejos como médico, e cambuquirense de coração, para o futuro de nossa Cambuquira.

Desejo que os novos políticos façam duas coisas: o melhoramento e a divulgação de nossa cidade. Do contrário, aqui não vai pra frente. Cambuquira quase não é conhecida. Só se fala em São Lourenço.
Em relação à saúde, desejo que a Prefeitura zele pelo Hospital, e dê incentivos para a sua manutenção. Uma coisa que sou contra é a denominação “Lar de Meimei”. Nome de hospital é o nome da localidade, como “Hospital Geral de Cambuquira”, ou o nome de uma pessoa que foi seu beneficiário, ou, ainda, de grandes nomes da medicina.

Nenhum comentário: