segunda-feira, 13 de abril de 2009

Raul de Noronha Sá


O Governo Federal, na época sediado no Rio de Janeiro, Capital Federal, depois de análises e mais análise, estudos,etc.etc. resolveram no ano de 1909 pelo Decreto 2.528 do dia 12 de maio, criar a Prefeitura Municipal de Cambuquira, efetivando desta forma a transformação da promissora vila em uma cidade, até então Distrito de Três Corações,transferido do município de Campanha.
Como primeiro prefeito foi nomeado o caxambuense RAUL DE NORONHA SÁ.
No seu governo, cuidou-se de dar a cidade em formação o aspecto que tem hoje a parte mais antiga. Então,ruas foram alinhadas e traçadas com vista aos novos tempos e diferentemente das suas vizinhas.Assim,a cidade recebeu vias largas, praças e calçadas amplas, hoje uma característica peculiar que hoje ainda se pode ver ao andar pela cidade.Tudo aquilo foi feito para que aquele um "lugar de roça", conforme definiu Manoel Brandão, se transformasse num lugar capaz de hospedar gente da cidade, principalmente da Capital Federal que devido a propaganda das águas que eram atraídos para descobrir a nova Estância.

Raul Sá cuidou de trazer iluminação pública para Cambuquira. Para isso chamou um empresário de Mococa, Estado de S.Paulo que já tinha alguma experiência no negócio de geração de energia. O prefeito em 1910, através de Pedro Nicola e Leonardo de Freitas, instalou na cidade onde hoje é a loja de material de construção de Fábio Cipó, uma usina de geração de energia elétrica com propulsão a vapor e lenha como as antigas locomotivas.
Esse prefeito governou a cidade até 18 de janeiro de 1912, tendo sido substituído por Thomé Brandão.

Depois disso não se falou mais em Raul, que mais
tarde se tornou Deputado Federal por Minas Gerais,tendo inclusive representado nosso Estado em alguns eventos importantes junto à sede do Governo Federal, além de ter participado como constituinte da Carta Magna de 1934.
Ainda naquele tempo, Américo Werneck que também havia residido em Cambuquira, teve alguns problemas com o nosso ex-prefeito, como conta o artigo fragmentos da história de um site de Lambari, por causa algum problema com a exploração das águas e do parque daquela cidade.
Raul Sá, embora a história não cite nada, não deve ter se esquecido da cidade que o lançou na política e na história, pois por aqui parte de sua família se enraizou através de sua irmã que veio ser mãe de Jorge de Sá Noronha, mais tarde também prefeito da cidade.

Nenhum comentário: