quarta-feira, 25 de março de 2009

DR MANOEL DIAS DOS SANTOS BRANDÃO.

Dr. manoel Brandão foi o verdadeiro modelo do médico de família. Depois dele nunca mais houve em Cambuquira alguém que militasse da mesma forma, sem visar lucros ou riqueza, quanto mais poder ou louros políticos. Fazia isso por amor à profissão, mas muito mais por amor à cidade onde foi criado e por isso considerava-se cambuquirense.
As pessoas mais idosas da cidade que o conheceram dizem que realmente foi um fiel representante dos mandamentos hipocráticos. Durante a maior parte de sua atuação como clínico geral na cidade não fez fortuna como os seus colegas de hoje. Não fazia distinção entre ricos e pobres. E,qualquer que fosse o paciente, lá estava Dr. Manoel à beira do leito. Às vezes virava a noite. Podia ser na cidade, na roça ou no hospital. Por falar em hospital, essa foi a obra de que ele foi mentor e realizador.
No blog da Família Lemes, pode-se conhecer parte dessa sua dedicação:
"Por ocasião da enfermidade de José Lifonso, ele passou a noite inteira ao lado do seu paciente, amanhecendo lá na roça (lobos) longe do conforto do seu lar."
Assim confidenciou uma das filhas desse senhor.

Numa determinada fase de sua vida, talvez pressionado pelas familiares, planejou ir embora. Pois,até aquele momento não tinha nem a sua casa própria e residia numa casa de propriedade do Estado. Tentou comprar um terreno na av. João de Brito Pimenta para construir a sua tão sonhada casa e não conseguiu.
Sabendo do seu projeto de se mudar de Cambuquira, líderes da comunidade se empenharam e conseguiram comprar o terreno desejado presenteando-o ao nosso maior cambuquirense. Depois disso, empenharam-se na construção do prédio de acordo com as necessidades daquele nobre médico. E, foi assim que aquele menino que viera para nossa cidade aos três anos de idade não conseguiu mais deixar a terra que ele adotou e que também o efetivou como filho.
Uma das coisas interessantes dessa história é que apesar de clinicar literalmente de graça, ou às vezes tendo como honorários até "saca de milho", quando competia com o adversário(não inimigo!) André Bacha, Manoel Brandão perdia. A máxima era que Dr. Manoel dava a consulta e André dava o remédio, e com isso ganhava o outro.
Dr. Manoel também se destacou como o maior historiador da cidade. É dele e de seu pai, Thomé Brandão, segundo prefeito da cidade, a obra mais completa sobre nosso município, suas riquezas, as raízes de seu povo e os valores medicinais de nossas águas. Editado pelo IBGE em 1958 "Cambuquira Estância Hidromineral e Climática" se transformou numa "enciclopédia cambuquirense", até hoje referência e fonte de pesquisas até em universidades.


No quadro acima, D.Olga Helena , artista do Rio de Janeiro e frequentadora desta Estância, prestou justa homenagem a esse cidadão merecedor de todos os elogios em seu calendário sobre Cambuquira em 2008. No trabalho também participou a pesquisador e escritora cambuquirense Suely Vilhena com alguns textos que serviram de base para esta nota sobre o nosso inesquecível médico.

Leia mais sobre esse cambuquirense nas informações enviadas por Marília Noronha, sua sobrinha (clique aqui e conheça os planos de Manoel Brandão para Cambuquira).


Hoje assistindo o estágio em que chegou a outrora famosa Estância, com o velho Hotel Elite e outros a servir de cenário de filme de assombração, ficamos pensando como faz falta um Dr. Manoel em nossa terra!...
PARA VER MAIS PERSONAGENS E FOTOS, Clique abaixo em "Postagens mais antigas".

Nenhum comentário: