sábado, 14 de março de 2009

PADRE JOEL PINHEIRO BORGES.


Este foi, sem sombra de dúvidas, um dos maiores benfeitores de Cambuquira. Nomeado para ser pároco da Estância Hidromineral, talvez nem imaginava que se apaixonaria pela cidade e teria que permanecer ali para sempre.

Naqueles tempos difíceis dos anos 60, conseguiu do governo americano a doação de alimentos, entre eles o leite em pó que distribuiu para população carente local, alimento essencial principalmente para crianças de famílias que não tinham acesso à fartura de hoje. Pois, emprego era difícil, aliás tudo era mais mais distante da classe pobre.

Padre Joel sonhou alto para nossa cidade, e considerando que o ginásio, originário de empenho de outro pároco, o Padre José Inácio de Melo em 1956 com um grupo de cambuquirenses que se denominaram União Cívica e Cultural da Mocidade Cambuquirense (matéria postada num dos blogs) já era pouco para evolução dos tempos, empenhou-se na montagem de um curso de segundo grau na cidade. Assim nasceu a Fundação Santa Filomena e através dela o Colégio Professor Hilton Rocha. Nesse colégio, os estudantes saídos do ginásio e que não tinham condições financeiras de procurar outra cidade para continuar os estudos, tinham ali a oportunidade de uma nova chance, o Curso de Técnicas Comerciais.
O nome Hilton Rocha foi dado a instituição de ensino em homenagem a um famoso médico oftalmologista nascido em Cambuquira, como reconhecimento ao ilustre filho da terra que poucos conheciam.
Naquela escola ele fazia a questão de destacar os melhores alunos. Assim, o primeiro lugar tinha que ostentar durante os 30 (trinta) dias seguintes um broche de ouro, repassando para outro seguinte se perdesse essa classificação no mês subsequente. E, assim por diante. Era uma maneira de incentivar os alunos.
Durante o longo período que esteve como pároco da cidade, isto é até ao seu falecimento, Padre Joel não ficou restrito às questões religiosas. Ele, além de representante religioso, foi também um formador de opinião e um cidadão preocupado com os rumos que a cidade tomava. Ferrenho defensor da moral, da ética e dos bons costumes talvez não tenha sido entendido por muitos que hoje lamentam a sua falta na cidade. Era respeitado pelos membros de outras correntes cristãs como um homem de opinião.
A comunidade considerou o seu amor pela cidade e cumpriu o seu último desejo de ficar para sempre na cidade. Nascido em Formiga-mg, faleceu em Cambuquira onde jaz no interior da Igreja Matriz da cidade.



NOTA : Na foto acima, o registro do canto de Verônica na cerimônia da Sexta-Feira da Paixão que Padre Joel conseguiu transformar numa das mais tradicionais manifestações religiosas da cidade pela ordem e beleza , com grande participação da comunidade que enfeitava as ruas com tapetes de flores e serragem.

Nenhum comentário: