quarta-feira, 25 de março de 2009

COMENDADOR INÁCIO GOMES MIDÕES

Talvez seja esse o verdadeiro pai da cidade que hoje conhecemos como "Cambuquira".Conforme Biografia levantada pelos Historiadores Antônio Casadei e Thalita de Oliveira Casadei:

"Inácio Gomes Midões foi físico-mor em Lisboa e aprovado em medicina, veio primeiramente, para São Paulo, a convite de José Bonifácio, onde clinicou por algum tempo, seguindo depois para a Vila da Campanha da Princesa, na primeira década do século XIX, onde se estabeleceu e passou a aguardar sua nomeação de Cirurgião da Câmara, em 1818. Como não saísse a confirmação dessa nomeação, teve Midões, enquanto isso, de aceitar a contratação para exercer o mesmo cargo na Vila de São João del-Rei, cargo que desempenhou de 1819 a 1822. A partir de 08 de novembro de 1822, como sempre foi o seu desejo, Dr. Inácio Gomes Midões fixou-se, definitivamente, até a morte, na Campanha, aqui vivendo com sua família, longos e proveitosos anos, como médico competente e político de grande prestígio."

Na nossa vizinha cidade-mãe, Midões, como passou para história, foi também vereador, conforme cita Manoel Brandão em seu livro "Cambuquira Estância Hidromineral e Climática". E, foi nesse cargo político aliado à sua função na medicina local que se empenhou em defesa das Águas Virtuosas de Lambari e depois, com o descobrimento das nossas fontes, passou a mirar essa nossa dádiva de Deus. Então em 1834, foi de sua iniciativa a construção de uma estrada que ligasse a pequena vila das fontes que se formava à sede do município, na época "Campanha". Desta forma, a frequência que já existia com as notícias das tais águas miraculosas, aumentou. Consequentemente, novas casas e novas pousadas foram erguidas e a velha estrada que chegava ao brejo foi se transformando no que é hoje a Av. Virgílio de Melo Franco (Rua Direita, para os íntimos).Esse não foi o ato oficial de criação ou de reconhecimento do local como uma vila ou coisa semelhante, o que viria bem mais tarde, em 1872 nascia o distrito que depois, em 12 de maio de 1909 se transformou no município com a nomeação, em 4 de junho do mesmo ano, de Raul de Noronha Sá, como seu primeiro prefeito.

Fontes:

1)Biografia transcrita de originais datilografados, inéditos, pesquisados pelo historiador Antônio Casadei e cedidos ao Centro de Estudos Campanhense Monsenhor Lefort, após seu falecimento em Petrópolis, em 07 de fevereiro de 1997, pela sua esposa Thalita Casadei, professora de História e historiadora, residente em Niterói/RJ.
2)Livro Cambuquira Estância Hidromineral e Climática. Autor Manoel Brandão - IBGE-1958 (pag.15 e 81)

Nenhum comentário: