segunda-feira, 6 de abril de 2009

JORGE SÁ DE NORONHA.


Jorge Noronha, filho de Oscar Noronha e de Ester Sá de Noronha (irmã do primeiro prefeito de Cambuquira), casado com Jecy Caldas Beirão de Noronha, foi prefeito de Cambuquira por duas vezes, ocasiões estas quando ele governou a cidade com muito amor e dedicação, além de firme austeridade, ética e moral.
Formado como técnico de natação pelo Minas Tênis Clube de Belo Horizonte, trabalhou aproximadamente por 10 anos no CTC onde conseguiu fazer cinco campeões brasileiros infanto-juvenis, todos eles cambuquirenses. Ale´m disso, foi secretário da Câmara Municipal antes de encarar a empreitada de comandar a cidade.

Como prefeito, foi incentivador de esportes. Nessa área, reformou o Cambuquira Tênis Clube com a construção e remodelação das quadras, inclusive a cobertura da quadra de basquetebol, inclusive a aplicação de pintura acrílica do piso desta.
Com ele, Cambuquira sempre teve incentivo para os eventos esportivos. E, foi nesse tempo que a cidade assistiru a Temporada Esportiva, Jogos de Inverno, além de outros torneios de Futebol, Vôlei, Basquete e Natação.
Na área da Cultura, Jorge Noronha promoveu o Festival da Música Sertaneja com participação de cantores de toda região e de outros lugares do país, Concurso da decoração de Natal, Eventos sobre Meio Ambiente, entre outros. Preocupado com a crescente queda do turismo, promoveu a divulgação da Estância Hidromineral na media nacional, inclusive na televisão.

As praças e vias públicas receberam grande atenção desse prefeito que zelava pela aparência da cidade. Foi com ele que várias praças tiveram efetivadas algumas reformas e remodelações, além da construção de duas outras: a praça 13 de maio no Bairro Carioca e a pracinhha 12 de maio na confluência da Paulino José Soares com João de Brito Pimenta.

Ele dava importância a fama da cidade como uma das mais arborizadas da região e por causa disso promoveu o plantio de várias mudas, inclusive em bairros fora da área central.
Uma das praças que ele deu atenção foi a Thomé Brandão, antes um lamaçal que prejudicava aqueles que frequentavam a Igreja Matriz, tornando-a no que é hoje uma vasta praça com estacionamento, gramado e vielas seguras de se andar. Outra área de sua preocupação foi a iluminação pública, onde ele implantou a instalação de vários postes em praças e jardins melhorando a segurança dos pedestres, além de exibir a beleza da cidade aqueles que a visitavam também à noite.
Algumas ruas receberam calçamentos de bloqueto, pedra e até asfalto. Entre as vias que receberam esse benefício no seu governo estão várias ruas do bairro Carioca, a Álvares Cabral no Regina Coeli, vias próximas ao centro e o preparo para asfaltamento da Av. NS. Do Rosário com término pelo seu sucessor.
Preocupado com a falta d’água que acontecia na cidade, tratou de implantar a captação e o abastecimento para os bairros de Fátima e S.João.
Foi dele também a melhora do sinal de tv recebido na cidade com a montagem de nova subestação de retransmissão. Na zona rural, construiu ou melhorou várias estradas para facilitar o trânsito dos produtos, principalmente o café, principal gerador de empregos e rendas na cidade.

Na área adminstrativa interna, criou o Departamento de Pessoal e Assessoria Jurídica, alem da consolidação dos departamentos de Educação e Esportes

No seu governo, Cambuquira recebeu a visita de várias autoridades, entre eles Juscelino Kubitschek de Oliveira que na cidade participou de vários bailes famosos já que era um famoso “pé de valsa”. Ernesto Geisel também esteve na cidade por ocasião da inauguração da BR 267, com solenidade no trevo do triângulo.


Geisel também esteve antes como chefe da casa militar, além de José Maria Alckmim, Israel Pinheiro e José de Magalhães Pinto, além de Tancredo de Almeida Neves.


Esse prefeito com sua administração austera exerceu bem o seu papel de conservar e melhorar os já existentes dotes adquiridos que fazem dessa cidade um dos lugares mais bonitos do Brasil. Na sua visão de que a cidade como Estância Turística devia se conservar limpa e bela, além de promover as remodelações e construções citadas, mantinha a cidade extremamente limpa, o que ele fazia questão de dizer no slogam “Cidade Limpa é cidade civilizada”,ditados esse que usou para conscientizar a população e visitantes.

A política

Jorge Noronha, como falam os que o conheceram de perto, não era um político e talvez tenha entrado para essa área como uma alternativa daqueles que almejavam mudar os rumos da administração da cidade. Entre estes cidadãos, estava Zedias (José Dias da Silva). Sendo assim, aliado ao carisma de homem sério que era além do parentesco com o primeiro prefeito da cidade, o Candidato dos Gravetos (ou dos lambaris, como dizem outros) chegou à prefeitura.
“Gravetos x tarugos” ou “Lambaris contra tubarões”?
Esse foi com esses cichês, que Jorge Noronha ganhou a sua primeira campanha para prefeito de sua cidade.
No seu comitê montado no Bairro da Lavra (na casa de José Silva ou perto dali) existia um serviço de auto-falante que nos moldes de uma rádio transmitia uma programação e fazia a sua propaganda eleitoral.

O som, por ser o lugar um dos mais altos da zona urbana, podia ser ouvido em boa parte da cidade:
“__Lambaris contra tubarões!” – Esse era o principal “slogan” da campanha que queria levar ao público que aquele candidato era verdadeiramente o representante do povo contra as “elites da época”.( Parece até que alguns políticos lá de Brasília copiaram isso de Cambuquira.).
José Fonseca Filho era o locutor inflamado com palavras de ordem cheias de patriotismo contaminou o povão, principalmente a população daquele bairro.

Jorge Noronha ganhou a disputa.

No dia da apuração, lá estava grande parte da população, inclusive vários meninos que nem entendiam muito bem o significado daquele processo legislativo estavam ali levados pelos pais, loucos por saber o resultado do pleito. E, Jorge Noronha saiu vitorioso e foi praticamente carregado por um grupo liderado por Inácio Prequeté, um dos fanáticos cabos eleitorais.
O candidato dos “lambaris” tinha vencido. Só sei que aquilo foi uma reviravolta na política local.Isso aconteceu em 1962. E, seu governo foi de 31/01/63 a 31/01/1967. Ele ainda foi prefeito mais tarde: de 12/05/1983 a 01/01/1986.

Era um eterno apaixonado pela cidade. Contam algumas pessoas que quando saía em viagem para visitar uma das filhas que ainda hoje reside fora, já no Marimbeiro começava a suspirar.Isso acontecia, porque Cambuquira ia ficando para atrás e isso ele não suportava. Apaixonado que era pela sua querida terra, doía abandoná-la nem que fosse por pouco tempo.

Jorge Noronha, o prefeito apaixonado, faleceu no fim da década de 90 quando nossa rádio comunitária ainda estava no ar. E, tão logo foi anunciado o seu falecimento milhares de pessoas vieram à cidade prestar as última homenagens a um homem que viveu para amar Cambuquira. E, mesmo com a sua postura séria foi capaz de angariar simpatia até dos adversários, dos servidores municipais e da gente da comunidade. Faz falta gente assim hoje em nossa cidade.
FOTO DA FAMILIA

As fotos ao lados:A Familia Noronha:

Oscar Noronha, Ester Sá de Noronha e filhos: Da esquerda para a direita: Roberto Sá de Noronha,Luis Sá de Noronha, Madalena Sá de Noronha,Oscar Sá de Noronha Filho(que foi Dep Federal),Amália Sá de Noronha,Jorge Sá de Noronha. E, a casa dos Noronha, que existia onde hoje é o Posto Petrobrás.

NOTA: Se alguém tem mais algum dado ou tenha encontrado algum erro de informação no texto, favor se comunicar com o blog através da caixa de e-mail no alto da página na barra lateral.


Fotos fornecidas por Marília Noronha, sua filha.

Um comentário:

Gestã em Saúde disse...

Meu nome é Marcelo Noronha, tenho 45 anos e sou neto de Jorge Noronha, filho de Sônia Noronha ( a filha que é citada no Blog a quem ele visitava). Parabenizo a quem escreveu estas palavras porque, sobretudo, refletem a mais pura a verdade a respeito do meu avô.
Como pai e avô era um homem extremamente carinhoso e dedicado a família. Austero, porém com um sorriso dos netos cedia a quase todos os pedidos. Lendo estas palavras senti mais saudades além daquelas que já sinto todos os dias. Onde ele estiver, está ajudando alguem, fazendo pelos outros que era o que ele mais gostava.