sexta-feira, 1 de maio de 2009

LEONARDO DE FREITAS

Leonardo de Freitas e seu sócio Pedro Nicola foram os primeiros concessionários de energia elétrica da cidade, cuja usina inaugurada na administração de Raul Sá, o primeiro prefeito de Cambuquira. Esses homens acreditaram no futuro da cidade e a tornaram uma das primeiras a ter iluminação própria no começo do Século XX.
Sua usina de força funcionava na rua da Estação onde hoje se localiza uma loja de material de construção, conforme de se pode identificar pela foto do prédio onde estavam instalados os dínamos potentes que iluminaram a cidade, conforme se vê também na foto de inauguração com faixa de agradecimento ao primeiro prefeito.
Tudo indicava que esta cidade teria um futuro promissor, o que por muito tempo se confirmou. E, esta qualidade ainda não foi perdida. Mas, parece guardada com chaves que os recentes gestores do poder público ainda não descobriram.

Conforme conta Manoel Brandão (pag.35 - L. Cambuquira, ed.1958), em 12 de outubro de 1910 aconteceu a inauguração do serviço de iluminação pública(foto ao lado).
Apesar de ter recebido a concessão por 25 anos, a empresa não conseguiu suprir a demanda necessária para uma cidade que a cada dia recebia mais visitantes e crescia. E, pela falta de recursos técnicos e financeiros não tinha condições de melhorar a oferta de energia necessária.Fato esse que provocou"a encampação da empresa pela Prefeitura Municipal com a compra do patrimônio, inclusive a sede, pelo valor de 20 contos de réis".
Leonardo de Freitas e Pedro Nicola são personagens desses 100 anos de Cambuquira que merecem um lugar na nossa história.

Quando foi inaugurada a Usina Vivaldi em Varginha, foi celebrado com essa nova empresa o fornecimento da energia elétrica pelo pagamento de uma contribuição anual, contrato esse que vigorou até 1937, quando este serviço passou para a Cia Sul Mineira de Eletricidade, sua sucessora.(pag. 39 da mesma fonte).
Mais tarde, já da década de 60 a energia passou para Cemig, responsável até hoje pelo fornecimento.


Nenhum comentário: