domingo, 10 de maio de 2009

RAFAEL LERO

Um fato vai ficar para sempre na história de Cambuquira marcado por um enigma: " Não se sabe qual era a maior paixão de Rafael Lero". Se era o esporte ou era a nossa cidade. Para muitos, as duas coisas eram a paixão desse nobre sonhador. Amava nossa cidade, porque amava o esporte. E, um fator completava o outro.
Rafael foi o principal incentivador do Esporte nessa nossa cidade durante boa parte dos anos 60 e 70. Mesmo quando ele estava em S.Paulo, onde vivia, não deixava de sonhar com o "vôlei", o "basquete" e outras atividades esportivas. Às vezes ficava horas a examinar as vitrines das lojas de material esportivo talvez a imaginar o quanto aquilo seria útil para os jovens da mais mineira das Estâncias de Minas.
Enquanto os administradores deram apoio lá estava o velho Lero comandando e orientando aqueles que ele acreditava que seriam o futuro do esporte na cidade.
Fazia questão de dividir os louros, segurar e exibir os troféus e distribuir medalhas. Pois, conscientemente reconhecia o valor do esporte contra todos os vícios. E, que enquanto a mente estivesse ocupada com a bola, com as táticas e com as competições ela também se desenvolvia e afastava os participantes dos males da vida moderna.
Um dia Cambuquira ficou sem Rafael que foi embora e nunca mais voltou. A idade, com certeza, já não lhe permitia enfrentar quase seis horas de ônibus de S.Paulo naquele tempo. E, aqueles que comandavam a cidade não conseguiram levar adiante o magnífico projeto desse sonhador. A praça de esportes ficou vazia de troféus e de atletas. Mas, o maior vazio que nunca mais vai ser preenchido é a falta que ele faz par nossa cidade.
Por causa desse seu amor puro e sem exigências pela cidade que ele adotou, Rafael Lero, sem sombra de dúvidas é um dos 100 personagens que fizeram a história de nossa cidade.
Na foto ao lado, lá estava ele com a Vera (diretora) e Alicéia (secretária) da Escola Estadual, acompanhado de alguns alunos num dos vários torneios que ajudou promover.


Nenhum comentário: