sábado, 2 de maio de 2009

Geraldo Silva, pintor popular de Cambuquira.

Geraldo Silva foi um desses cidadãos comuns do povo que já bem tarde resolveu experimentar os pincéis.
Ninguém o ensinou a técnica que entendidos dizem ter originado na Alemanha.
Alguém gostou de um dos seus quadros e ofereceu-lhe alguns trocados, depois outro, outro e outro mais. Assim, aquele artista autodidata começou ter os seus desenhos disputados.
E, por que tanto sucesso?
É que "Seu Geraldo" pintava ou tentava retratar o que via na vida simples da cidade: "as folias de reis", o"carro de boi", os "ternos de congo", as cenas o cotidiano e os bairros com suas casas simples
Na frente de uma residência na av. NS Aparecida, ele tinha deixado um desses desenhos que o proprietário mais tarde removeu numa reforma do prédio. Mas, algumas obras estão espalhadas por Cambuquira, Rio de Janeiro e quem sabe em outras cidades.
No site da Galeria Brasiliana - Arte Popular Contemporânea define assim Geraldo Silva: Pintor Popular, mineiro, falecido em 1987, era um humilde trabalhador rural que começou a manifestar-se espontaneamente através da pintura, realizando uma obra que o aproxima da arte naturalista. Utilizando-se de tinta esmalte comum, documentou a vida na roça, a paisagem e os costumes a gente humilde do interior. Um mestre da luz e da composição.
Geraldo Silva sem saber escrevia nas suas obras um pouco da nossa história, tornando-se sem querer mais um personagem desses 100 anos de Cambuquira.
Na foto ao lado, ele registrou a sua ida à Aparecida-SP nesta montagem com a gravura de um avião.Acima(à esquerda), recorte de uma pescaria que fez com Guarino e à direita na Folia de Reis que ele tanto gostava ao lado de seu amigo Geraldo Gonçalves(frente à casa deste.)

Nenhum comentário: