segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sérgio Mario Regina

Natural de Varginha - MG, formou-se engenheiro agrônomo em 1956 pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", USP, Piracicaba - SP. Bom futebolista que era, jogava no flamengo de Varginha, mas também atuou em clubes em Poços de Calda e de Piracicaba. Na equipe de futebol da ESALQ era conhecido por "Ponce de León", exímio meia-direita do São Paulo Futebol Clube da época. Iniciou sua vida profissional como extensionista da EMATER - MG onde ocupou o cargo de coordenador de Hortaliças e posteriormente de Olericultura, Participou do 1º Curso Intensivo de Olericultura, (Projeto ETA - 55) promovido pela então Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), em Viçosa. Dos participantes deste curso nasceu a idéia de formar a Sociedade de Olericultura do Brasil. Na EMBRATER, coordenou o Programa de Horticultura (PROHORT) dando ênfase a capacitação/reciclagem dos extensionista de todo o Brasil, convocado pelo então Ministro da Agricultura Alysson Pauinell, como consultor da Secretaria Nacional de Produção criou e foi titular da Gerencia de Horticultura quando implementou os programas Nacionais de Produção e Abastecimento de Alho. Batata, Cebola e Maçã que foram também apoiados pelos cinco ministros sucessores. Para a implementação de tais programas contou com a colaboração dos engenheiros agrônomos Tarcísio da Silva Siqueira e Ilto Antonio Marandini da EMBRATER e João Alves de Menezes Sobrinho e Nozomu Makisuima da EMBRAPA e realizou vários eventos como "raids", cursos, mostras e outros, pelos diversos Estados do pais, principalmente naquele tradicionais de tais espécies de hortaliças. Incentivou a criação de produtores locais, regionais, estaduais e nacional de alho, batata, cebola e maçã. Sérgio Regina não tem atuado somente na área olericola. Preocupa-se com a conservação dos recursos naturais, principalmente da água. Dessa preocupação resultou a criação do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Verde. Atualmente desenvolveu o "raid" Colha Chuva Para Produção de Água, programa desenvolvido pela EMATER - MG e EPAMIG donde trabalha desde 1994 após 35 anos dedicados à Extensão Rural. Todas as atividades desenvolvidas pelo Sérgio eram e são direcionadas para o bem comum da sociedade. Tanto isto é verdade que recebeu 84 honrarias de reconhecimento público. Entre elas, foi o primeiro ganhador co Prêmio Marcílio de Souza Dias, da Sociedade de Olericultura do Brasil. (Texto Nozomu Makisuima )
Fonte Associação Brasileira de Horticultura.

Sérgio Regina faleceu no dia 11.01.2009, sem ver as festividades dos 100 anos da cidade que ele adotou de corpo e alma. (*)
Há alguns anos com a saúde debilitada, uma ou mais intervenções no coração, algumas hérnias e problemas no intestino que, apesar disso não lhe tiravam o bom humor presente nas suas piadas de sempre, até com o seu estado de saúde.
Apaixonado por nossa cidade desde os tempos de menino quando frequentava a Estância e onde seus pais, Braz Regina e Maria Foresti, adquiriram uma casa onde passavam todas férias e fins de semana, acabou-se por se tornar um verdadeiro cambuquirense.
Defensor do meio ambiente, defensor das “matas ciliares”, expressão criada por ele, teve papel importante na defesa do meio ambiente não só na região como também em todo o Brasil. Assim o seu nome passou a ser conhecido até no exterior.

Em Cambuquira, Dr.Sérgio se destacou na defesa do nosso patrimônio ecológico, entre eles, a Mata da Empreza (**), ameaçada de destruição pela ocupação desordenada no fim da década de 80, a reserva Santa Clara com as fontes que abastecem a cidade e a necessidade de se implantar na cidade um tratamento de água e esgoto. Na região, destacou-se pela defesa do Rio verde e toda sua bacia, importante veia aquática de abastece diversas cidade, inclusive Varginha, sua terra natal.
Aproveitando os dotes da cidade, atraiu vários eventos que ocupavam os espaços ociosos dos hotéis, divulgando o turismo e as belezas dessa Estância Hidromineral que ele tanto prezava.

Dr.Sérgio Regina merece, sem sombra de dúvidas, um lugar de destaque junto aqueles que trabalharam pela cidade nesses 100 anos que ela completou no último dia 12 de maio/2009.


1)Lançamento da biografia do Engenheiro Agrônomo e Extensionista Sérgio Mário Regina é parte das comemorações do 59º aniversário da EMATER-MG

2) texto da Associação Brasileira de Batatas

3)livro: "Sérgio Mário Regina: Muito além da semente"

É bom que fiquemos com o seu sorriso, presença sempre constante na sua postura ao encarar os fatos, quando sempre tinha um trocadilho para ilustrar.
Dr.Sérgio era preocupado com a água das torneiras, que apesar de nascer dentro de um reserva florestal nativa, ainda não tinha tratamento, fato esse que deve ser resolvido pela nova administração já que a Câmara Municipal aprovou a criação do SAE e não aceitou a implantação da COPASA na idade. Ele até brincava: a cidade com a melhor água mineral do mundo ainda não trata a água de suas torneiras!...
Foto do lançamento do seu livro acima descrito.

(*)Seu corpo foi cremado em Belo Horizonte na manhã do dia 12/01/2009.
(**) Mata da Empreza é o nome original da mata nativa existente perto do Parque das Águas.

Assista o vídeo do lançamento de suas cinzas no Rio Verde, de que ele era o maior defensor!

Nenhum comentário: