quinta-feira, 28 de maio de 2009

GERALDO GONÇALVES DOS REIS.

Este senhor de camisa xadrez é Geraldo Gonçalves, que se destacou principalmente como oleiro naqueles bons tempos quando surgiu na cidade o Bairro Regina Coeli. Os tijolos que fabricou ainda hoje estão aí nas paredes de muitas casas da cidade, principalmente no citado bairro onde ele tinha a sua olaria.

Geraldo Gonçalves é mais um dos personagens que fizeram os 100 anos de Cambuquira.

Ao seu lado, o companheiro das Folias do Divino, Geraldo Silva, o artista já citado neste blog, à direita o jovem Geraldo, quando se casou com Belinha.

Sua história: O oleiro Geraldo Gonçalves, como ficou conhecido, nasceu em 19 de agosto de 1915 na zona rural do Canta Galo, em Cambuquira. Filho de José Gonçalves da Silva e Maria Brígida do Espírito Santo, casou-se em 28/09/1940 com Isabel Umbelina Nogueira dos Reis, com quem teve 10 filhos, cinco homens e cinco mulheres. Ao longo de sua vida exerceu diversas profissões, entre elas as de sapateiro, seleiro, ferreiro, carpinteiro, oleiro e pedreiro, além de produtor rural, sua origem natural. Nessa área especificamente trabalhou como meeiro e arrendatário de glebas onde produzia arroz, feijão entre outros alimentos que comercializava para angariar recursos para criar a grande prole.
à esquerda, o casamento; abaixo: com a família e com os pedreiros.

Como pedreiro deixou várias casas construídas no Bairro Regina Coeli, onde ele tinha a sua olaria na divisa com o Sítio Riacho Doce. Trabalhou no traçado deste mesmo bairro ao lado do Engenheiro Gabriel Flávio Carneiro (Dr. Biloti) contratados por Dr. Ordomundi Gomes Ferreira, proprietário daquelas terras da antiga Fazenda do Retiro. Além dessa olaria do bairro, Geraldo Gonçalves ainda teve um outro na zona rural do Miranda, onde produziu muitos tijolos para a construção e expansão da cidade que tanto amava.

Abaixo: foto da Folia do Divino de frente a sua residência

Amante das tradições vindas dos antepassados, nunca deixava de participar das famosas Festas do Divino, conforme se pode ver na foto de uma folia de que ele era participante.

Geraldo Gonçalves faleceu em 31 de agosto de 1993 aos 78 anos de idade

.

Acima fotos das comemorações dos 50 anos de casado e abaixo com o filho Beto.

Este, sem sombra de dúvidas, ajudou a construir os 100 anos que a cidade completou neste ano.
Nota: História e fotos enviadas pelo colaborador José Afonso da S.Lemes, dados obtidos com sua filha Fatinha.

Nenhum comentário: