domingo, 10 de janeiro de 2010

Benedicto Ferreira

Benedicto Ferreira (Com C, mesmo...ele fazia questão disso ). Nasceu em Cambuquira MG em 04 de dezembro de 1903. Descendente de avós portugueses legítimos, vindos da Província do Minho - Portugal. Viveu ainda no Rio de Janeiro desenvolvendo trabalhos administrativos com Prudente de Morais Filho. Conheceu Rui Barbosa.Tinha apenas o curso primário mas falava e escrevia fluentemente Português e o Francês (estudou na Aliance Francese no Rio de Janeiro). Era datilógrafo exímio,diplomado pelo colégio da Remington Rand, cujo teste final era de mecanografia (montar e desmontar máquinas de escrever complexas) e agilidade na datilografia. Viveu um tempo em Pernambuco, depois radicou-se definitivamente em Cambuquira – MG, exercendo vários cargos: gerente do Cambuquira Tênis Clube e Juiz de Paz (cargo este que tinha orgulho de exercer). Marcava quadrilhas e brincadeiras nas festas juninas. Sempre presente onde se fizesse necessário um relações públicas ou um apoio social. Era o Papai Noel oficial da cidade de Cambuquira onde, em todo Natal, saía pelas ruas para alegrar as crianças, distribuindo balas e presentes.Foi um dos fundadores do Teatro de Amadores de Cambuquira (TAC) juntamente com: Domy Manes Bastos, José Fonseca Filho, Eusébio Ferreira, Odete Borges, Ana Maria, Ramiro e Rubens Moreira Gil, José Maria Dias, Manoelzinho Prado, Antonio Carlos e Luiz Teixeira, Rosa Moreira Gil, Fernando Borges, Aparecida Oliveira, Maria Amélia Almeida e outros (folder de janeiro de 1960 no Salão Paroquial).
Deixa filhos do primeiro casamento, Rinaldo Ferreira e Rejane Ferreira (que moram no Rio de Janeiro) e do segundo casamento, Enéas Ferreira (que mora em Belo Horizonte).
Faleceu aos 86 anos de idade de velhice NA SUA QUERIDA, AMADA E DECANTADA, EM PROSA E VERSOS, CAMBUQUIRA.
Na foto abaixo, um dos personagens é Benedito, conforme nos enviou uma parente sua do Rio.

Veja no texto sobre nosso futebol uma foto com Benedito Ferreira vestido à caráter no famoso jogo de homens contra mulheres. (clique!)


Texto elaborado pelo filho Enéas Ferreira.
Revisado por Meimei Corrêa.
Editado pelo Adm.do Blog.

Nenhum comentário: